Estima-se que a educação, como objeto formal de instrução dos membros de uma sociedade, surgiu na Europa no início do século XVI. No Brasil, no mesmo período, os jesuítas consolidaram-se como os primeiros educadores a desembarcarem na nossa nação, construindo o que hoje podemos chamar de as primeiras escolas brasileiras, e também tornando-se os primeiros pedagogos em território nacional.
Sendo assim, podemos intuir que a pedagogia, como instrumento de apoio ao aprendizado, deu seus primeiros passos com esses movimentos educacionais iniciais ocorridos ao redor dessas regiões.
Ainda que não possamos considerá-la como um conceito bem estabelecido em seus primeiros anos, a necessidade de se dar apoio ao processo de transmissão de conhecimento é intrínseco ao próprio ato de ensinar.
Em nosso artigo de hoje do blog da Faculdade Grau, falaremos sobre a importância do pedagogo na construção da educação, como este profissional exerce influência direta sobre os primeiros anos de aprendizado de uma criança e qual é o papel deste profissional nas diferentes fases do período escolar.
Vamos lá?
Neste conteúdo, você vai encontrar os seguintes tópicos:
- Qual a relação do profissional de pedagogia com a educação?
- O papel do pedagogo nas diferentes fases do período escolar
- Colaboração familiar nas etapas da educação
- Pedagogia na Faculdade Grau
Qual a relação do profissional de pedagogia com a educação?
A função de um pedagogo, em poucas palavras, é apoiar o professor na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
Isto é, é responsabilidade do pedagogo fornecer aos professores métodos e instrumentos que os ajudem a transmitir seus conhecimentos de maneira mais eficiente e didática. E, acima de tudo, garantir que os alunos absorvam esses conhecimentos e sejam capazes de aplicá-los de maneira prática.
Em matéria de educação, esse é um trabalho fundamental. E, apesar de parecer ser 100% teórico, há muita prática na pedagogia. Nos primeiros anos da educação infantil, inclusive, exige-se que todo o corpo docente de uma escola seja constituído por profissionais graduados em pedagogia.
A relação de um pedagogo com a educação, portanto, é a mais próxima possível: a educação e a prática docente são fundamentadas na pedagogia desde os seus primórdios.
O papel do pedagogo nas diferentes fases do período escolar
É verdade que a prática educativa necessita sempre de um respaldo pedagógico, mas o papel do pedagogo pode mudar diante das diferentes fases do período escolar de um estudante.
Da educação infantil à universidade, não podemos dizer que um pedagogo desempenha o mesmo papel em cada uma destas fases.
A prática pedagógica, portanto, muda de acordo com a faixa etária e o conhecimento adquirido e acumulado pelos alunos com quem ela está trabalhando. Apoiar e melhorar o aprendizado de uma criança do jardim de infância não requer a mesma habilidade que apoiar e melhorar o aprendizado de um jovem adulto prestes a ingressar na universidade.
Na educação infantil, área em que os profissionais graduados em pedagogia atuam em maior volume, seu papel se desdobra em ensino básico, desenvolvimento de habilidades sociais e a psicomotricidade. Por exemplo: o ensino dos números, letras, ciências da natureza, artes e educação física, em geral.
Colaboração familiar nas etapas da educação
Ainda que a atuação do pedagogo seja absolutamente imprescindível no cenário educacional, vale dizer que ele não é a única peça-chave para o início de uma jornada educacional de sucesso: tanto os professores quanto a contribuição familiar de cada aluno são igualmente importantes.
Com relação ao papel da família, é seguro dizer que sem uma colaboração ativa e afetiva dos familiares, alcançar um bom desempenho escolar se torna muito mais penoso para qualquer criança.
O aprendizado, que é facilitado por um ambiente amoroso onde a criança se sinta segura para se expressar livremente, pode render frutos muito mais variados quando estimulados tanto pela escola quanto pela própria família.
Infelizmente, no entanto, nem todos os pais, mães e/ou cuidadores têm noção do grande benefício que podem proporcionar aos seus pequenos com intervenções mais ativas em seus processos de aprendizagem. Se você é um profissional de pedagogia, ou pretende ser, e gostaria de estimular os familiares de seus alunos, anote as dicas que daremos abaixo e transmita a importância destas pequenas ações às famílias dos educandos:
3 ações familiares que podem contribuir com a performance escolar
Abaixo, listamos três atividades que, quando feitas dentro do ambiente familiar, podem estimular grandemente o bom desempenho de um aluno por toda sua trajetória escolar:
- Leitura em voz alta
Ler para as crianças, tanto em casa quanto na escola, é um divisor de águas na educação infantil. Ser exposto a diferentes narrativas, um vasto vocabulário e desenvolver a memória auditiva podem representar não somente um avanço claro no desenvolvimento da linguagem, como em toda a sua vida de estudos, incluindo o desempenho acadêmico futuro.
- Interesse pelos assuntos da criança
Demonstrar interesse genuíno pelos assuntos da criança e por sua vivência escolar pode representar para a criança a prova de que a sua vida de estudos é, de fato, interessante. Permitir que a criança sinta-se livre para expor detalhes e dificuldades que encontra na escola diminui o peso dos obstáculos e amplia a percepção sobre os pontos positivos.
- Concluir tarefas em conjunto
A hora das tarefas de casa pode ser um momento de grande solidão para uma criança. Neste caso, por que não amenizar sua dificuldade e compartilhar com ela este momento?
Transformar o momento das lições de casa em um momento de união e prazer pode ser o que falta para uma criança tomar gosto pela rotina de estudos.
Graduação em Pedagogia na Faculdade Grau
Se o seu sonho é tornar-se um profissional de sucesso em Pedagogia e poder contribuir com o desenvolvimento intelectual de centenas de pequeninos, a Faculdade Grau está ao seu lado!
Na nossa Graduação EAD em Pedagogia, você com flexibilidade onde e como quiser. Nossa grade curricular possui uma carga horária de 3.360 horas, conferindo ao curso completo uma duração de 4 anos. A certificação conferida é a de Licenciatura e na Grau você ainda conta com a nossa Agência de Empregos exclusiva!
A nossa Agência de Empregos possui parceria com as maiores empresas empregadoras de cada região do país e já encaminhou mais de 90 mil profissionais para o mercado de trabalho.
Para se inscrever e entrar na faculdade ainda em 2023, clique aqui.