Pouco se sabe sobre o comércio exterior e qual profissional trabalha na área, não é verdade? Seja sincero, você já ouviu falar sobre o assunto? Talvez você já tenha visto algo sobre o tema, enquanto passava alguma notícia no jornal, na televisão, mas se lhe perguntassem, você saberia responder? Ou por que ele é tão importante para o Brasil? Se a sua resposta é NÃO para estas perguntas, fique tranquilo, pois no blog de hoje vamos falar sobre o assunto e explicar tudo sobre ele.
Então vamos lá, afinal o que é o comércio exterior? É uma ação responsável por gerar fornecimento de vários tipos de serviços, que irão compor empresas de outros países. Ou seja, é uma troca de produtos entre o Brasil e outros países e existem vários procedimentos que são necessários para essa ação ser executada.
O comércio exterior já acontece a muito tempo, mas acredita-se que o avanço tecnológico, a globalização, a evolução dos meios de transportes e o crescimento da conectividade estão fazendo com que a internacionalização de empresas se torne uma realidade, pois esses processos estão se tornando mais simples.
Para o Brasil, este tipo de comércio pode significar a estabilidade e o desenvolvimento da economia. Já para as empresas envolvidas neste processo, pode ser o fortalecimento da marca, pois haverá um crescimento das vendas e isso vai gerar o reconhecimento no mercado.
Sabendo um pouco mais sobre a teoria, vamos entender, no texto de hoje, sobre a importância deste negócio para o Brasil e o que faz um profissional de comércio exterior.
No artigo, você vai encontrar os tópicos:
- A importância do comércio exterior para o Brasil
- Quem pode atuar nesta área?
- Onde posso me formar?
- Saiba mais sobre Administração
A importância do comércio exterior para o Brasil
Agora que entendemos um pouco, na teoria, sobre o comércio exterior, precisamos saber sobre o seu peso para o mercado brasileiro. Você precisa saber que um dos principais benefícios deste tipo de comércio para o país é a possibilidade de importar produtos não existentes no Brasil. Porém, é necessário haver um reconhecimento mundial da qualidade dos produtos, para que essa ação seja realizada.
É um investimento bastante vantajoso para o Brasil, pois garante um diferencial competitivo, levando as empresas a comercializarem seus produtos dentro do nosso país. Porém, a exportação também tem grande destaque para o setor.
Aqui no país, existem mercadorias de grande valor comercial, principalmente do setor agrícola, como a soja, o trigo e o milho, que são produzidos em maiores proporções, para serem exportados e assim ajudar na economia nacional.
Para deixar ainda mais claro, precisamos falar sobre essas duas operações que citamos logo acima, que são responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico do Brasil: importação e exportação.
- Importação: A ação de importar algo é a compra de produtos, ou até mesmo serviços, de fora do Brasil para dentro do país. Ou seja, uma mercadoria é produzida fora do nosso país e o Brasil realiza a compra dele. Vale lembrar que a importação de produtos pode acontecer de forma definitiva, como temporária.
- Exportação: Esta ação é a de compra de produtos e serviços do Brasil, feita por outros países. Isso é algo fundamental, para manter as relações internacionais e a economia brasileira. Existem dois tipos de exportação: direta e indireta.
- Exportação direta: é o ato da venda, que é faturada pelo próprio produtor. Como assim? Ele tem o relacionamento direto com o importador e a negociação e despacho do produto ou serviço será feita pela empresa vendedora.
- Exportação indireta: diferente da direta, aqui não há uma ligação entre o fabricante e comprador. O processo de venda e compra é realizado por uma empresa, de forma intermediária, como exemplo das exportadoras comerciais.
Como falamos, o comércio realizado fora do país tem várias vantagens, como a estabilidade econômica, as relações internacionais e o reconhecimento das empresas que fazem parte desse processo. Porém, existe ainda um ponto bastante importante que essa ação ajuda: o não acontecimento de crises econômicas.
Isso ocorre porque as vendas acontecem em diversas possibilidades, mesmo com instabilidades internas, e as empresas conseguem faturar. Acreditamos que agora ficou entendido que o comércio exterior é responsável pelas questões comerciais, financeiras, administrativas, tributárias e, por causa dele, em 2021, o PIB (Produto Interno Bruto), aumentou em 39%, com as somas das importações e exportações.
Vendo como essa é uma área de grande importância para o Brasil, vamos agora saber mais sobre o profissional que trabalha neste setor e qual formação precisa ter para seguir carreira.
Quem pode atuar nesta área?
Para iniciar sua carreira como profissional no setor do comércio exterior, você precisa ter uma formação acadêmica no Curso de Administração. O estudante que quer seguir carreira nesta área de comércio, vai precisar realizar funções como: compra e venda de produtos e serviços para instituições fora do Brasil, estudar, identificar tendências e observar oportunidades de negócios, conduzir e fechar negociações internacionais, podendo atuar no despacho e legislação aduaneira, gestão de logística, entre outras áreas.
O curso de comércio exterior tem a missão de ensinar o desenvolvimento de conhecimentos nas áreas de direito e legislação, economia e matemática. Os estudantes vão aprofundar seus estudos sobre a internacionalização de empresas e atualizar os ensinos sobre planejamento, execução e controle internacional de uma organização.
Já que citamos o Curso de Administração, que tal saber mais sobre ele?
Onde posso me formar?
Como falamos anteriormente, o curso de comércio exterior é uma pós-graduação para quem já é formado na área de Administração. Por isso, vamos lhe apresentar ao Curso de Administração, oferecido pela Faculdade Grau.
O curso de Administração é oferecido no formato Ead e, por ser um curso de Ensino Superior, seu tempo de duração é de 4 anos. Essa graduação tem como objetivo formar um profissional com conhecimento nas diferentes áreas que formam uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor.
O profissional formado pode atuar nos processos administrativos de organizações em geral, gerindo equipes, recursos financeiros, logística, vendas, recursos humanos, marketing e outras áreas. Este profissional tem a média salarial de R$ 3.094,00.
Na Instituição Grau, o aluno ainda pode contar com o auxílio da Agência de Emprego, que ajuda os alunos com os processos seletivos para uma futura vaga de emprego. Além de captar os currículos de cada aluno, a Agência oferece palestras, minicursos e oficinas, para ajudar os estudantes neste momento de preparação para ingressar no mercado, dando todo o suporte necessário.
A Agência também fica responsável por fechar parcerias com empresas, para gerar a oportunidade dos estudantes Grau realizarem o estágio e, posteriormente, terem acesso à tão sonhada vaga de emprego.
Saiba mais sobre Administração
O Administrador tem uma gama enorme para atuar dentro da sua área de formação e uma delas que vem ganhando destaque, é a gestão de equipes. Para conseguir liderar uma equipe, além de ser um profissional capacitado para tal papel, é preciso ter algumas Soft Skills, que vão ajudá-lo a levar para seu ambiente de trabalho, certa influência para não só comandar como também motivar seus colegas dentro do ambiente de trabalho. Porém, sabemos que colocar isso em prática nem sempre vai ser uma tarefa fácil. Pensando nisso, temos um conteúdo bem legal aqui no nosso blog sobre o que é gestão de equipes e o papel do Administrador neste processo.
Para acessar o texto completo, clique aqui.