Grau

O crescimento do trabalho remoto no período pós-pandemia e as mudanças no mercado de trabalho

Por: Faculdade Grau

03/01/2023

Estudante usando máscara em período de pandemia.

Saiba como essa forma de trabalho remoto mudou a maneira como diversos setores passaram a se relacionar com seus colaboradores e conheça as possibilidades de home office oferecidas pelos cursos da Faculdade Grau.

Os últimos três anos entrarão para a história da humanidade como um tempo de grandes marcos e intensas transformações sociais, seja qual for a cultura, nação ou continente sobre o qual estamos falando.

Com a crise sanitária que tomou conta de todo o mundo em 2020, graças à pandemia do novo coronavírus, muitas coisas ficaram para trás. Devido aos longos meses de isolamento social, precisamos nos adaptar a novas realidades e encontrar novos caminhos – principalmente naquilo que diz respeito aos nossos hábitos de consumo e relação com o trabalho.

Entre os pontos mais marcantes estão a ascensão do comércio eletrônico e o crescimento significativo do trabalho remoto, inclusive entre setores que antes não adotavam a prática. Em comum, ambos os pontos possuem a internet como motor fundamental, fator decisivo nos anos de isolamento. Hoje, no Brasil, estima-se que aproximadamente 1 a cada 4 pessoas poderia trabalhar de forma remota, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No artigo de hoje no blog da Faculdade Grau, falaremos sobre como a modalidade de trabalho de home office mudou a maneira que diversas áreas do mercado de trabalho se relacionam com seus colaboradores e como a capacitação profissional e o Ensino Superior podem ajudar quem deseja conquistar cargos com esse tipo de flexibilidade.

Vamos lá?

Neste conteúdo você encontrará os seguintes tópicos:

O que é trabalho remoto e como ele surgiu?

Trabalho remoto é a modalidade de trabalho em que o colaborador presta serviço a uma empresa, sem precisar estar fisicamente dentro dela. Este profissional pode estar em casa, em coworking ou em qualquer outro lugar.

Esse novo jeito de trabalhar só é possível graças à internet, que permite que estejamos conectados e possamos acessar ambientes virtuais corporativos de qualquer lugar em que haja uma conexão, fixa ou móvel.

O trabalho em home office – ou anywhere office (escritório em qualquer lugar), como se tem chamado ultimamente – surgiu, portanto, quando as possibilidades de contratação se expandiram em virtude do acesso popularizado à internet, em meados dos anos 2000.

A importância da capacitação profissional

A flexibilização de horários e de etiquetas relacionadas ao trabalho tendem a nos dar a ideia (errada) de que trabalhar a distância é mais fácil. Ou, em outra perspectiva, mais tranquilo e com menos pressão.

Universitária negra em sua universidade.

De certa forma, há realmente menos pressão quando estamos trabalhando em nosso próprio ambiente, como por exemplo a nossa casa. O conforto, a familiaridade com o local de trabalho e um escritório montado do nosso jeito nos confere uma sensação de tranquilidade ímpar na hora de trabalhar. E muitos estudos sugerem que essa sensação nos torna mais produtivos.

Mas é equivocado pensar que o trabalho remoto exige menos de um profissional, uma vez que é preciso mostrar resultados positivos e mais sólidos quando não se tem a proximidade física com a equipe como aliada na comunicação.

Vale lembrar, também, que o trabalho remoto abre às empresas a possibilidade de buscar profissionais mais qualificados por todo o país – e até mesmo fora dele! Isso indiscutivelmente torna os mercados mais competitivos, uma vez que agora a concorrência profissional não se restringe apenas à sua cidade, mas pelo menos a todo o Brasil.

Curso Superior como diferencial

Partindo desse princípio, ser bem capacitado é um aspecto que certamente coloca um profissional alguns passos à frente, quando falamos de processos seletivos, principalmente quando uma empresa precisa confiar em um funcionário para administrá-lo a distância.

De acordo com um estudo do Instituto SEMESP – Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, cursar uma graduação pode gerar a um profissional um salário até 118% mais alto em comparação com profissionais que não estejam no Ensino Superior.
A qualificação profissional, portanto, ocupa um lugar de destaque no currículo de um profissional que almeja conquistar um cargo remoto e viver com a tão sonhada flexibilidade.

As vantagens do home office

Homem, em sua casa, trabalhando de Home Office.

Além de se livrar das pressões sociais e dos, muitas vezes, extenuantes trajetos até a empresa, as vantagens de se trabalhar em home office são inúmeras. Citamos as principais abaixo:

  • Tempo de qualidade com a família

Para aqueles que têm filhos, as vantagens de estar mais próximos da família não têm preço. Tanto para os pais quanto para as crianças, contar com a presença de quem amamos torna o dia a dia no trabalho muito mais leve.

  • Poder ser um nômade digital

Para os que gostam de viajar, a possibilidade de poder trabalhar e conhecer diferentes destinos é irrecusável! Imagine poder conhecer novas culturas e países e ainda garantir um bom emprego ao mesmo tempo?

  • Economia financeira

Há quem diga que trabalhar em casa gera muita economia financeira, uma vez que, ao passar menos tempo na rua, é possível economizar com fatores como gasolina, alimentação, happy hours, transporte, etc.

  • Interações sociais controladas

Para quem tem dificuldade com apresentações em público, poder fazer reuniões remotas é um grande alívio! Pense em quanta pressão não podemos tirar das costas de quem demonstra nervosismo ao falar para todos os colegas.

  • Mais tempo livre

Além da economia financeira citada algumas linhas acima, a economia de tempo é um dos maiores atrativos dos cargos em home office. Para aqueles que dependem de transporte público para chegar aos seus locais de trabalho, é possível economizar de duas a cinco horas por dia em deslocamento!

  • Autogestão de tempo e atividades

Para os que contam com flexibilidade de horários, a chance de poder gerir o seu tempo, da melhor maneira possível para a sua rotina, representa um aumento na qualidade de vida de um profissional que entrega benefícios incontáveis.
Transformar todas essas vantagens em motivação para entregar sempre um trabalho melhor é com certeza uma das coisas que fazem do trabalho remoto uma verdadeira revolução no mercado de trabalho tradicional.

Conheça a Faculdade Grau

E se você que está lendo este conteúdo sonha com tudo o que mencionamos acima, você está no lugar certo! 

A Faculdade Grau pode ajudá-lo a conquistar o seu home office através das nossas graduações em Administração, Pedagogia e Engenharia de Produção.

Para os profissionais de Administração, por exemplo, as possibilidades de home office são inúmeras, uma vez que esta é uma profissão que não exige constante interação social entre os envolvidos.

Para os Pedagogos, dar aulas à distância foi uma realidade durante o tempo de isolamento social. Hoje, no entanto, as escolas não adotam mais essa prática, o que não significa que cursos extracurriculares e outros tipos de instituições não adotem. As aulas online vieram para ficar e há oportunidades para todos os tipos de conhecimentos.

Quando falamos em Engenharia de Produção, podemos citar as funções relacionadas à logística, gestão de recursos e funções relacionadas à finanças como as que mais podem gerar oportunidades de trabalho remoto.

Para saber mais sobre as áreas de atuação de cada um destes profissionais e como você pode utilizá-las a seu favor para alcançar a sua tão sonhada flexibilidade, acesse nosso site e saiba mais sobre a história da Faculdade Grau clicando aqui.