Grau

5 dicas incríveis para montar um escritório em casa

Por: Faculdade Grau

28/03/2023

Com a pandemia do Covid-19, tivemos que mudar nossos hábitos rotineiros como sair de casa para trabalhar e, para a maioria da população, transformar o ambiente de descanso e lazer em um local apropriado para realizar as atividades do trabalho, dentro de casa. Porém, uma coisa é certa, não estávamos preparados para isso e muitas residências não tinham espaço confortáveis para essa transformação. Após a volta do que conhecemos como normal, muitas empresas decidiram que irão manter seus funcionários no modo home office. Pensando nisso, vamos ajudá-lo a montar um escritório em casa, para levar mais conforto ao seu horário de trabalho.

Sabemos que, com uma mudança tão repentina, foram muitos os desafios encarados durante esse tempo trabalhando dentro de casa. Além do ambiente não estar preparado para receber essa nova função, fatores externos também podem ter atrapalhado no processo, como: vizinhos falando alto, barulho de música, crianças brincando, um familiar querendo tirar alguma dúvida com você.

Por essa razão, a distração foi um dos fatores que atrapalhou o desempenho de vários trabalhadores. Outro motivo, foi a ansiedade. Foi registrado que ela cresceu em 25% no primeiro ano de pandemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A ansiedade é a sensação de medo em relação ao futuro incerto, gerando uma preocupação exagerada, podendo levar a “alimentação” de pensamentos negativos sobre determinado assunto.

A ansiedade pode causar diversos sintomas psicológicos, como angústia, irritabilidade, insônia, inquietação constante, falta de controle emocional, entre outros. Já quando falamos dos sintomas físicos, podemos notar falta de ar, taquicardia, tremores, tonturas, boca seca, entre outros.

No texto de hoje, queremos ajudar você a montar um escritório em casa, em um cômodo apropriado para que esses problemas não mais lhe incomodem e assim você possa trabalhar em casa, da melhor forma possível, no conforto e desempenhando o seu melhor.

O artigo terá os seguintes tópicos:

Saiba lidar com fatores externos

Iniciamos o texto falando sobre como os fatores fora do trabalho podem atrapalhar no seu desempenho profissional e queremos nos aprofundar nisso, antes de ajudar com seu futuro escritório. Este tópico é importante, pois não basta apenas ter um lugar físico para você conseguir trabalhar da forma correta como deseja.

Então vamos lá. Separamos algumas dicas para você pôr em prática no dia a dia e manter o foco no trabalho.

  •  Organize sua rotina:

Entendemos que você está trabalhando em casa, mas isso não significa mudar toda sua rotina. Então, aja como se você estivesse seguindo seus horários para sair de casa e ir trabalhar. Acorde, pelo menos 1h antes de começar o job, tome o café no horário, tome um banho e troque de roupa. Outro detalhe importante, respeite os horários das refeições e faça pausas.

  •  Não se distraia:

As tentações dentro de casa são muitas. Acesso a TV a qualquer momento para colocar a série em dia ou algum parente querendo sua ajuda em algo. Então, todo cuidado é pouco. Na sua organização de rotina, coloque suas pausas em horários estratégicos para que as distrações não tomem sua cabeça e você acabe perdendo horas sem fazer nada.

  • Não é hora de atividades domésticas:

Determine seu horário de trabalho, apenas para o seu trabalho. E os seus horários de pausas, para descansar a mente. Então, nada de preencher esse espaço fazendo algo dentro de casa, como lavar a louça ou limpar o banheiro. Caso você insista em efetuar algumas dessas tarefas, corre o risco de passar da hora planejada para descanso e assim atrasar alguma demanda.

  • Não misture local de trabalho com lazer:

Sabemos que o local que mais nos sentimos à vontade dentro de casa é o quarto, local onde podemos relaxar após um longo dia. Mas o maior erro é escolhê-lo como cômodo para trabalhar. Afinal, para onde vamos depois que o horário do serviço acaba? Tente separar os dois, para sua mente entender qual a hora de trabalhar e qual a hora de descansar.

  • Saiba a hora de parar:

É meio óbvio esse ponto, mas ainda sim existem pessoas que, por trabalharem em casa, resolveram não parar no horário normal e seguir pelo resto do dia cumprindo demandas. Trabalhe em casa como se estivesse trabalhando fora dela. Respeite o horário de iniciar, mas também o de parar. Por essa razão, coloque em uma agenda, física ou digital, os prazos de entrega, priorize as demandas com mais urgências. Dessa forma, você não precisa fazer hora extra e não atrasará na entrega.

Anotou essas dicas? Então pega o papel e a caneta e escreva todas elas, pois elas farão toda a diferença na sua rotina de trabalhar de casa. Anotou? Ótimo. Então, agora, vamos para o ponto mais esperado no texto de hoje, como montar seu escritório dentro de casa.

Monte seu próprio escritório

Agora que você já sabe como agir no seu horário de trabalho remoto, vamos pôr a mão na massa e montar o seu escritório para você finalmente ter o seu espaço de trabalho organizado.

  1. Escolha um espaço da casa:

Como falamos no tópico acima, escolher um local é de extrema importância, mas leve em consideração que ele não pode ser o mesmo onde você descansa e relaxa nas suas pausas. Então, reflita qual o cômodo da sua casa onde você sabe que ninguém vai lhe distrair e nem você vai perder a concentração e pronto, já sabemos por onde começar.

  1. Invista na luz natural:

Este ponto está bastante ligado ao primeiro. Quando for escolher o local para se tornar seu escritório, leve em consideração a luz natural e ventilação. Dessa forma, você já vai conseguir economizar, pois não usará a luz artificial por muito tempo e, se for perto de uma janela, o ar natural também estará presente. 

  1.  Hora dos móveis:

Aqui, o importante é o conforto. Então, vamos escolher uma cadeira em que suas costas fiquem bem apoiadas e seus pés consigam tocar no chão. Para colocar o seu material de trabalho, o ideal é uma mesa que seja do nível da cadeira, para você não ficar muito alto ou muito baixo.

  1. Personalize o espaço:

O legal de ter seu próprio escritório, é poder decorá-lo da forma como quiser. Então fique à vontade para colocar quadros nas paredes, livros na mesa ou estante, porta-retrato e até mesmo plantinhas.

  1. Invista na pintura:

O ideal aqui é a escolha de cores mais neutras, para trazer mais leveza ao ambiente e dar um ar mais amplo ao local. Além disso, cores nessa paleta ajudam na concentração e criatividade.

Como manter a concentração

mulher, de óculos, com duas caixas em seus ombros.

Após vermos como manter um trabalho flexível dentro de casa e como organizar seu ambiente e horário, vamos falar sobre outro ponto que também é bastante importante e que representa uma grande parcela dos jovens brasileiros. Sabemos que, a maioria dos estudantes do país, precisam bancar seus gastos com a universidade e, por essa razão, eles dividem seu tempo entre estudar para a graduação e trabalhar.

Porém, assim como é difícil organizar uma rotina de trabalho, a de estudo também é complicada. São muitas as atividades para cumprir durante o dia e na semana e, às vezes, a sensação de não ter controle da situação e se sentir perdido, é comum. Por isso, é importante organizar uma rotina de trabalho e estudos, separando todos os horários, para não atropelar uma demanda ou outra de cada segmento.

Antes de tudo, você já tem um cronograma de estudos? Não? Então saiba que um cronograma pode ajudar a organizar a grande demanda de disciplinas a serem estudadas e por onde começar.

Depois de organizar seu planejamento de estudos, vamos agora juntar com o trabalho? Sim, falamos que você deve tomar cuidado para não atropelar nenhuma demanda e montar uma rotina com os dois pontos vai ajudar ainda mais na organização.

Temos um conteúdo bem bacana sobre o assunto e para lê-lo, basta clicar aqui.