Grau

O Poder da Parceria: O Papel Transformador da Família na Educação das Crianças

Por: Faculdade Grau

20/07/2023

A família é a primeira instituição social à qual as crianças são expostas, e a influência que ela exerce na vida dos pequenos é indiscutível. É neste ambiente que são estabelecidos os primeiros vínculos afetivos e onde as primeiras lições de vida são aprendidas. Educar uma criança não é tarefa fácil e, por isso, a parceria entre a família e a escola é tão importante. Por isso, no texto de hoje, decidimos falar mais sobre o papel dos pais na educação infantil e a importância desta parceria entre a instituição de ensino, com os mesmos.

Quando a família participa ativamente da educação dos filhos, a aprendizagem se torna mais significativa. Este papel da família na educação das crianças, é um fator decisivo para o sucesso escolar dos pequenos. Quando a escola e a família se unem em prol da aprendizagem, é possível produzir uma transformação significativa na vida das crianças.

A educação infantil escolar é um estágio muito importante, porque é o primeiro contato da criança com o processo de aprendizagem formal.  Além disso, a educação contribui para o desenvolvimento integral da criança, ajudando-a a desenvolver habilidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas.

Quando falamos do desenvolvimento social, a educação ajuda a criança a se relacionar com os colegas e a aprender a conviver em sociedade. Já o emocional, ajuda a criança a lidar com as emoções, desenvolvendo habilidades de autocontrole, tolerância à frustração e autoconhecimento.

Além disso, dentro da Instituição, há o estímulo à criatividade, onde são oferecidas atividades lúdicas e criativas que estimulam a imaginação e a criatividade da criança.

Mas qual o papel da família neste momento de aprendizagem/conhecimento? É o que veremos a seguir.

No texto de hoje, contém os tópicos:

A família como primeiro educador

Homem ensinando a tarefa de casa para seu filho.

A família é considerada a primeira e mais importante escola para as crianças. É nela que os pequenos aprendem a se relacionar, a se expressar e a se compreender como indivíduos. Além disso, a família é responsável por ensinar valores fundamentais, como respeito, amor, honestidade e empatia.

Os pais são os primeiros educadores das crianças, pois são eles que transmitem as primeiras lições de vida. Desde o nascimento, os pais ensinam aos filhos sobre cuidado, proteção e alimentação. À medida que a criança cresce, eles também ensinam sobre responsabilidade, respeito e valores éticos.

É importante ressaltar que a educação infantil dos filhos não é uma tarefa fácil e requer muita dedicação, carinho e exemplo. As crianças aprendem muito mais com o que veem do que com o que ouvem, por isso, os pais devem ser exemplos de comportamento e atitudes positivas.

O afeto e a compreensão também são fundamentais para o desenvolvimento da criança. O amor e a aceitação incondicional dos pais são essenciais para a construção da autoestima e da confiança da criança.

Agora que entendemos a importância do papel da família na educação, vamos saber um pouco mais sobre os benefícios dessa parceria entre escola e família.

Benefícios da parceria entre a família e a escola no processo educativo

casal levando andando de mãos dadas com seu filho, levando-o para a escola.

Agora que vimos como o papel dos pais, na vida dos pequenos alunos é importante no cenário da educação infantil, achamos que seria interessante trazer um tópico onde falássemos mais sobre as vantagens de manter um contato maior entre escola e família e como isso pode ajudar os estudantes a terem um sucesso acadêmico, além é claro, da sua formação como cidadão da sociedade.

Então decidimos destacar 4 pontos que mostram o quão benéfico é essa conexão entre Instituição de Ensino e família, para a gerar uma melhor educação infantil. 

  1. Melhorias no desempenho acadêmico: Quando a família e a escola trabalham juntas, as crianças se sentem mais apoiadas no seu dia a dia e desenvolvimento dos estudos, o que pode levar a um melhor desempenho acadêmico.
  2. Melhoria na comunicação: Quando a Instituição e a família se comunicam regularmente, há uma maior transparência e visibilidade nas estratégias pedagógicas, assim como uma maior troca de opiniões.
  3. Preparação, orientação e apoio dos pais nos processos de desenvolvimento: Quando se trabalha em conjunto, os pais estão mais preparados para apoiar seus filhos em processos de desenvolvimento como sejam o conflito, crises emocionais, mudanças complicadas ou situações de bullying.
  4. Desenvolvimento da responsabilidade social: Quando a escola e a família trabalham juntos, os alunos têm a oportunidade de aprender a responsabilidade social e o trabalho em equipe, uma vez que a comunidade escolar funciona como um todo.

Observando quantos pontos positivos essa ligação pode trazer para a vida do estudante, principalmente quando vemos que existe um apoio familiar no aprendizado, achamos necessário trazer algumas dicas de como os pais podem ajudar nos estudos escolares dentro de casa e a importância de sempre manter uma comunicação ativa com as instituições.

Dicas de como manter a interação entre pais e filhos nos estudos

Casal de jovens, ensinando a tarefa de casa da sua filha.

Pudemos ver ao longo do texto de hoje, que não somente escola/Instituição de Ensino tem o papel importante na vida educacional das crianças. Os pais, acabam se tornando os seus primeiros professores, ensinando pontos sobre empatia, afeto, respeito ao próximo, entre outras características que são importantes na educação infantil.

Dentro das escolas, temos um profissional extremamente importante, que é o pedagogo, que tem como responsabilidade, analisar o desenvolvimento dos alunos, buscando formas de inovar as tarefas e ensino, para que todos sejam atingidos de forma igualitária, envolvendo atividades de planejamento, execução e avaliação de programas educacionais, bem como a coordenação de equipes e a gestão de recursos pedagógicos.

A comunicação entre escola e família dos estudantes é fundamental para garantir uma educação infantil de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens. O pedagogo é um profissional chave nas escolas, atuando como um elo de ligação entre as políticas educacionais, os professores, os pais e alunos e a comunidade escolar em geral.

Porém, como bem sabemos e vimos hoje, a educação não fica somente centrada dentro das paredes das salas de aula, então é importante os pais acompanharem o desenvolvimento dos seus filhos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como a família pode fazer essa interação que é tão importante para o crescimento educacional da criança.

  • Crie um ambiente de estudos em casa: crie um espaço tranquilo e organizado para os estudos, com mesa, cadeira e boa iluminação.
  • Estabeleça uma rotina de estudos: ajude a criança a estabelecer uma rotina diária de estudos, com horários definidos para cada atividade, incluindo tempo de lazer.
  • Acompanhe as tarefas: reserve um tempo para acompanhar as tarefas de casa e verifique se as lições foram feitas corretamente. Caso você perceba que houve alguma dificuldade em uma disciplina ou atividade, é recomendado falar com a escola e professores, para que haja uma pesquisa de como contornar essa dificuldade e o aluno possa aprender e tirar suas dúvidas. 
  • Ajude no dever de casa: auxilie a criança a fazer o dever de casa, tirando dúvidas e orientando no que for preciso. Como destacamos no tópico anterior, caso exista alguma dificuldade, notifique os professores da disciplina e da escola.
  • Fique de olho no desempenho escolar: acompanhe o desempenho escolar da criança, indo às reuniões de pais e professores e conversando frequentemente com os mesmos.
  • Incentive a participação em atividades extracurriculares: estimule a criança a participar de atividades extracurriculares, como esportes, música, teatro e artes, para ampliar suas habilidades e conhecimentos. Gerando este estímulo à curiosidade e aprendizagem, o aluno desenvolverá ainda mais sua capacidade educacional.
  • Valorize o aprendizado e o esforço da criança: valorize o aprendizado e o esforço da criança, reconhecendo seus avanços e incentivando-a a se esforçar para alcançar seus objetivos.
  • Mantenha uma boa comunicação com a escola: como falamos ao longo do texto, mantenha uma boa comunicação com a escola, trocando informações e opiniões sobre o aprendizado e o desenvolvimento da criança.

Antes de finalizarmos o texto de hoje, queremos saber se você já pôs em prática alguma das nossas dicas de hoje e o que você achou do conteúdo abordado no texto. Além disso, queremos também deixar uma sugestão de leitura, que também traz o assunto da educação nas escolas.

Sabemos que o crescimento da tecnologia vem tomando conta de todo o mundo e o setor educacional também recebeu uma inovação. As redes sociais, que antes podíamos ver como meio de comunicação e depois como mercado digital, agora também estão ganhando espaço na educação. Fizemos um texto bem bacana sobre o assunto e como sim, essas plataformas podem ser úteis nos momentos de estudo. Clique aqui,  e acesse o conteúdo completo, aqui mesmo no blog.