Com a popularização dos modelos remotos de trabalho e estudo, viver com liberdade, flexibilidade de horários e se livrar do transporte público ou do trânsito tornou-se o sonho de muita gente. Nesse post, vamos dar dicas para você que deseja realizar uma Faculdade EaD e ainda está com alguma dúvida.
Mas se, há alguns anos, esse sonho parecia distante da realidade da maior parte das pessoas, hoje em dia o cenário mudou drasticamente e estudar em casa nunca foi tão fácil!
No entanto, nem tudo são flores. Para os estudantes que ainda moram com outras pessoas, fazer uma Faculdade EAD pode ser difícil, levando em consideração as interrupções e distrações que podem haver em casa.
Para ajudá-lo, nós, da Faculdade Grau, trouxemos hoje um conteúdo totalmente prático voltado para quem precisa de ajuda para estudar sem perder o foco!
Neste conteúdo, abordaremos os seguintes tópicos:
Vamos lá?
Por que fazer uma Faculdade EAD?
Para muitos, as principais vantagens de estudar à distância estão na autogestão de tempo e na oportunidade de poder estudar de diferentes lugares e maneiras, sem precisar se locomover fisicamente para a faculdade.
Essas são, é claro, grandes vantagens, mas não é só isso: estudar em casa trouxe para muitos estudantes que dependem do próprio trabalho para sobreviver, a oportunidade de entrar no curso superior.
Se um aluno deseja, por exemplo, estudar jornalismo, mas tem poucos horários livres porque precisa manter seu emprego, sua única chance de conquistar seu diploma está no ensino EAD.
Para os que moram em cidades pequenas e/ou lugares distantes e não possuem facilidade no transporte, essa também é uma modalidade que abre inúmeras portas.
Como vocês podem ver, estudar remotamente é a única chance que algumas pessoas têm de ter acesso à educação de qualidade e realizar o seu sonho de cursar uma graduação. E isso, mais do que qualquer outra coisa, torna essa modalidade de ensino absolutamente necessária.
5 dicas para estudar em casa sem perder o foco
No entanto, imagine que você mora em uma casa com seus pais e crianças pequenas e não disponha de uma sala de estudos ou um escritório mais privado.
Ou, então, que você more com colegas de quarto em uma casa pequena e que haja constantemente muito barulho.
Ou, ainda, que você mora em uma região movimentada, ao lado de uma grande avenida, de um espaço para festas ou ao lado de uma grande obra de infraestrutura.
Como, afinal, conseguir estudar em casa sem ceder às distrações e sem perder o foco?
A concentração, assim como qualquer outra habilidade mental, depende de treino e muito esforço. Para os que precisam exercitá-la em situações adversas, algumas dicas podem ajudar. Hoje, nós trouxemos 5 dicas práticas para quem precisa lidar com interrupções e continuar estudando de modo produtivo.
1. Tenha uma rotina fixa
Pode parecer irrelevante, mas desenvolver um hábito para executar a mesma tarefa diariamente faz muita diferença na hora de se concentrar. Isso acontece porque, ao passar por todo o processo de preparação ou ritual que antecede a tarefa, o seu cérebro vai lentamente se voltando para ela, tornando a concentração mais intuitiva e fluida.
Ter uma rotina fixa de estudos não significa, necessariamente, ter que estudar todos os dias no mesmo horário (se isso não for possível na sua circunstância), mas criar um pequeno ritual antes dos estudos ou estipular um lugar fixo para assistir às aulas já podem ajudar bastante.
Escolha um lugar relativamente tranquilo, com pouca poluição visual e que, de preferência, só você utilize na sua casa e monte a sua mesa de estudos.
Alguns pequenos rituais para antes dos estudos podem ser:
- Comer algo (leve, por favor, ou o efeito será o contrário!)
- Preparar e tomar um chá ou um café
- Trocar de roupa
- Ouvir uma música relaxante
- Fazer alongamentos
- Dar uma pequena caminhada, etc.
2. Tenha um planejamento de estudos sólido
Saber o que você precisa estudar todos os dias vai ajudá-lo a não precisar sentar na cadeira e pensar “bem, o que eu vou estudar hoje?”. Ter que procurar e decidir o que deve ser visto no dia faz com que você perca uma boa parte do seu tempo dedicado aos estudos, além de gerar um desânimo característico da indecisão.
No longo prazo, saber exatamente o que deve ser visto ou revisto todos os dias se transformará numa economia de tempo bastante significativa, uma vez que, ao saber qual é o seu cronograma, basta sentar e estudar sem perda de tempo!
Para montar o seu cronograma de estudos, no entanto, é preciso desenvolver uma estrutura maior de datas, ciclos e objetivos. Para saber exatamente como fazer isso, acesse nosso conteúdo sobre como montar um planejamento de estudos.
3. Tenha um método
Se você precisa lidar com constantes incômodos sonoros e interrupções, ter um método que o ajude a manter o foco pode ser um aliado e tanto.
Esses métodos auxiliam o cérebro a manter a concentração por mais tempo e podem tornar as distrações menos potentes.
Alguns desses métodos são:
O Pomodoro, que consiste em fazer algo ininterruptamente por 25 minutos cronometrados e descansar por 5 minutos, criando um padrão de atenção e relaxamento que alonga a concentração por mais horas.
A Matriz de Eisenhower define o que você deve fazer primeiro a partir de duas variáveis: urgência e importância. Deste modo, sabendo o que é mais ou menos urgente e importante, você conseguirá ir do mais prioritário para o menos.
Para algumas pessoas, ter um quadro visual de tarefas auxilia muito na concentração. Alguns modos de organizar esses quadros são:
- Calendário: ter um calendário comum com espaço o suficiente para escrever dentro dos dias as prioridades de estudo.
- Kanban: ter um quadro com diferentes colunas em que, a cada etapa do processo, a sua tarefa vá passando de um para o outro da esquerda para a direita, até a conclusão.
4. Utilize fones de ouvido
Essa dica pode parecer óbvia, mas não é. Se você precisa lidar com um ambiente barulhento, nada como um bom par de fones de ouvido para ajudá-lo a abafar os sons externos.
Mas é importante lembrar que o fone não deve piorar a poluição sonora. Neste caso, será ainda mais difícil estudar.
Ao invés de músicas e pessoas falando, dê preferência a sons instrumentais ou que podem abafar os ruídos externos, como o ruído branco, por exemplo: uma junção de frequências sonoras que fazem com que não percebamos o barulvho ambiente.
Outros sons que podem ajudar são: sons da natureza, músicas instrumentais, música clássica e outros tipos de ruído, como o rosa e o marrom, etc.
5. Busque por ambientes diferentes
Se em determinado dia estudar em casa está muito difícil, por que não tentar um lugar novo? Um café, por exemplo, pode oferecer uma boa estrutura de mesa e tomada para quem deseja trabalhar ou estudar, e você ainda pode desfrutar de uma boa bebida ou comida.
Um coworking também pode ser uma saída interessante para quem precisa fugir um pouco do barulho. Nestes ambientes, pessoas de diferentes lugares se reúnem para utilizar um espaço em comum para trabalhar. Muitas vezes, uma mudança de ambiente singela pode significar grande produtividade.
E para os alunos Grau, nós temos espalhados por todo o Brasil mais de 100 polos de estudo preparados para receber nossos alunos todos os dias, oferecendo um ambiente de estudos que conta com tecnologia de ponta!
Gostou do conteúdo sobre Faculdade EaD e quer conhecer a nossa estrutura? Clique aqui e conheça nossos polos!