Com um mundo cada vez mais tecnológico, é impossível para as empresas manterem os meios de vendas dos seus produtos no passado e não evoluírem junto com a atualidade. O que queremos dizer é que, o avanço da tecnologia veio para mudar nossa vida, tornando processos, que antes eram demorados, em algo mais simples. Um grande exemplo, é o uso das redes sociais como meios de vendas, como citamos logo no início. Com isso, alguns processos tiveram que sofrer mudanças, como é o caso da gestão de marketing.
Falando do Brasil, hoje o país ocupa o 5º lugar de usuários de redes sociais, ao redor do mundo. Atualmente, há mais de 160 milhões de usuários de usuários de mídias sociais no país e a previsão é que esse número cresça 13% até 2025, somando mais de 180 milhões. Sabendo desses números, as empresas viram uma ótima oportunidade para criar seus perfis nas redes e assim conseguir alavancar seus negócios.
As redes sociais, como podemos ver, se tornaram ferramentas fundamentais para as empresas participarem da jornada de compra do cliente. Afinal, é dessa forma que uma empresa terá contato com milhões de usuários que estão diariamente fazendo pesquisas para decidir se devem ou não comprar e onde realizar essa ação.
Podemos considerar o Facebook e Instagram como duas ótimas opções para serem utilizadas como canais de venda, já que elas dão a opção de serem criadas contas profissionais, sendo o início do negócio digital da empresa.
Mas se enganou quem pensou que o texto de hoje seria sobre redes sociais, embora elas estejam ligadas ao assunto principal. Hoje, iremos falar sobre gestão de marketing e como ela é importante para que os objetivos das empresas, no caso suas vendas, sejam alcançadas.
No artigo, você vai encontrar os tópicos:
- O que é gestão de marketing?;
- Como um administrador pode atuar na área?;
- Torne-se um administrador;
- Conheça o Comércio Exterior.
O que é gestão de marketing?
Antes de falarmos como é na prática a gestão de marketing, precisamos falar o que ela é na sua teoria. Bom, a gestão são atividades como gerenciamento de processos, ações e conjuntos de estratégias, com o objetivo de identificar as necessidades e desejos do cliente, além de criar serviços que atendam essas necessidades.
Também tem como missão, promover esses produtos ou serviços para o público-alvo. Esta é uma atividade fundamental para a sobrevivência e o sucesso de uma empresa, pois contribui para o aumento de vendas, conquista de novos clientes e fidelização dos clientes já existentes.
Para conseguir colocar essas atividades em ordem, é preciso ter uma equipe de marketing, que vai ficar responsável por:
- Estudar o mercado e elaborar estratégias para posicionar o produto ou serviço da empresa de forma competitiva;
- Definir o público-alvo e criar campanhas publicitárias que atinjam esse público;
- Gerenciar e calcular o orçamento de marketing da empresa;
- Identificar e desenvolver parcerias estratégicas;
- Monitorar e analisar métricas de desempenho das campanhas de marketing para avaliar o retorno sobre o investimento;
- Comunicar-se com outras áreas da empresa (como vendas, recursos humanos e finanças) para garantir a integração e alinhamento das estratégias;
- Fazer pesquisas de mercado e análises de tendências para entender melhor a concorrência e antecipar mudanças no mercado;
- Identificar oportunidades de negócio e desenvolver novos produtos ou serviços que atendam às necessidades do público-alvo.
Para comandar a equipe, temos o gestor de marketing que fica responsável por gerenciar a equipe, definindo objetivos, metas e indicadores de desempenho, além de planejar, implementar e monitorar estratégias de marketing que ajudem a atrair e fidelizar clientes para uma empresa.
Mas se engana quem pensa que somente um profissional de marketing pode atuar nesta área. Um administrador pode fazer parte dessa equipe e é sobre isto que vamos falar no próximo tópico.
Como um administrador pode atuar na área?
Como sabemos, um profissional formado em Administração pode trabalhar em diferentes áreas do mercado, como empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e empreendimentos próprios.
Suas principais atividades incluem planejamento estratégico, gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais, coordenação de projetos, análise de mercado, tomada de decisões e liderança de equipes. O objetivo principal do profissional de administração é garantir a eficiência e eficácia das operações de uma organização, visando sempre o crescimento e a sustentabilidade da mesma.
Quando falamos de um administrador na gestão de marketing, ele fica responsável por:
- Definir a estratégia de marketing junto com a equipe e garantir que ela esteja alinhada com os objetivos da empresa;
- Monitorar o desempenho das atividades de marketing e avaliar os resultados;
- Gerenciar o orçamento de marketing e garantir que os recursos sejam alocados com eficiência;
- Identificar oportunidades de crescimento e desenvolver planos de ação para aproveitá-las;
- Gerenciar campanhas publicitárias e promocionais;
- Supervisionar a produção de materiais de marketing, como folhetos, catálogos e banners;
- Gerenciar as redes sociais e a presença online da empresa;
- Coordenar as relações públicas.
Torne-se um administrador
Se você deseja atuar na área de gestão, focando na parte administrativa, indicamos a formação no Ensino Superior no Curso de Administração. Ele é oferecido pela Faculdade Grau, no formato em EaD, com a duração de 4 anos, com carga horária de 3.260 horas aulas.
Dentro da sua grade curricular, o aluno vai poder estudar assuntos como Administração da Produção e Operações, Administração de Marketing, Administração de Sistemas de Informação e Comunicação, Administração Financeira, Atividades Complementares, Comportamento do Consumidor, Contabilidade.
Além disso, também é visto a parte de Direito do Trabalho e da Previdência, Direito empresarial e tributário, Economia e Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Estatística Aplicada à Administração, Estratégia Empresarial, Estudos Raciais, ambientais e problemas contemporâneos, Estudos sociológicos, antropológicos e políticos e muito mais.
Essa graduação forma um profissional com pleno conhecimento nas diferentes áreas que formam uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, estudando a gestão de empresas e organizações, incluindo planejamento, organização, direção e controle de recursos e atividades. Os principais temas abordados incluem contabilidade, finanças, marketing, recursos humanos, logística e gestão de operações.
No mercado de trabalho, este profissional pode encontrar vagas em diversas áreas diferentes, como: nos processos administrativos de organizações em geral, gerindo equipes, recursos financeiros, logística, vendas, recursos humanos e entre outros.
O setor de atuação de um profissional graduado em Administração é um dos mais abrangentes no país, com o foco em ter profissionais capazes de gerenciar efetivamente organizações em um ambiente de negócios em constante mudança. Este profissional tem a média salarial de R$ 3.094,00.
Voltando a falar da graduação na Faculdade, você vai encontrar dentro da Instituição, a Agência de Emprego, que tem como missão ajudar o aluno a:
- Ser inserido no mercado de trabalho logo após a sua capacitação profissional, seja técnica ou superior;
- Ter acesso à formação extracurricular;
- Dar início à sua carreira com habilidades de destaque;
- Ser encaminhado, acompanhado e avaliado em estágios;
- Participar de ciclos de palestras formadoras, o que abre espaços no mercado de trabalho;
- Assistir a workshops e oficinas de capacitação que agregam valor e experiências ao seu histórico profissional;
Fazer visitas pedagógicas orientadas a empresas que oferecem vagas condizentes com os perfis dos nossos alunos.
Agora que vimos sobre onde você pode estudar e como será o curso dentro da rede de ensino Grau, que tal conhecer mais uma área de atuação para quem escolher a área de administração?
Conheça o Comércio Exterior
O Comércio Exterior é uma ação responsável por gerar fornecimento de vários tipos de serviços, que irão compor empresas de outros países. Ou seja, é uma troca de produtos entre o Brasil e outros países e existem vários procedimentos que são necessários para essa ação ser executada.
Para o Brasil, este tipo de comércio pode significar a estabilidade e o desenvolvimento da economia. Já para as empresas envolvidas neste processo, pode ser o fortalecimento da marca, pois haverá um crescimento das vendas e isso vai gerar o reconhecimento no mercado.
Como falamos, para seguir carreira neste setor, é preciso realizar uma graduação no Curso de Administração. Quando formado, o profissional vai poder atuar realizando as seguintes funções: compra e venda de produtos e serviços para instituições fora do Brasil, estudar, identificar tendências e observar oportunidades de negócios, conduzir e fechar negociações internacionais, podendo atuar no despacho e legislação aduaneira, gestão de logística, entre outras áreas. Quer saber como um profissional administrador se encaixa neste setor? Clique aqui, e confira nosso conteúdo sobre o tema.