O curso universitário de Administração é um dos mais escolhidos do país. E se você possui colegas dentro da faculdade, muito provavelmente conhece alguém que esteja cursando ou cursou Administração, não é mesmo? Mas, afinal, a que se deve essa grande popularidade? Neste artigo, você ficará por dentro dos principais motivos para estudar administração sem arrependimentos futuros.
No TOP 3, ficando atrás apenas de Direito e Pedagogia, a graduação em Administração surgiu no Brasil em meados da década de 60, depois do próprio desenvolvimento econômico do país exigir a presença de mais profissionais focados no processo de industrialização brasileira.
Se você tem interesse ou está em dúvida se deve ou não cursar Administração, no conteúdo de hoje traremos 3 motivos para você estudar Administração e não se arrepender da sua escolha!
Além disso, falaremos sobre a história geral desta graduação, quais são as principais áreas de atuação de um administrador, como está o mercado de trabalho hoje para este profissional e apresentaremos a graduação em Administração EAD da Faculdade Grau.
Vamos lá?
Neste conteúdo desenvolveremos os seguintes tópicos:
- Graduação em Administração: visão geral
- As áreas de atuação de um administrador
- 3 motivos para estudar Administração
- Conheça a Faculdade Grau
Graduação em Administração: visão geral
Como mencionamos anteriormente, o curso superior em Administração surgiu no Brasil por conta de uma necessidade natural do próprio desenvolvimento econômico do país.
Durante a Era Vargas, a industrialização nacional teve seu pontapé inicial, mas foi somente a partir da década de 60, sobretudo devido à internacionalização e à importação de tecnologias, que a exigência de uma nova leva de profissionais dedicados às ciências econômicas se tornou urgente.
O curso de Administração, portanto, tinha como objetivo principal a formação de profissionais que pudessem apoiar a industrialização, gerindo e administrando grandes empresas responsáveis pela transição da era agrícola, além de inserir no mercado de trabalho profissionais com conhecimentos técnicos específicos, com focos administrativos gerais, mas também voltados às ciências econômicas.
Neste ínterim, dois momentos foram extremamente significativos e fundamentais para a disseminação do estudo e pesquisa
em administração e economia no país: a criação da Fundação Getúlio Vargas e o surgimento da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP).
Em 1966, foi aprovado, pelo Conselho Federal de Educação, um currículo mínimo para um curso de Administração. Entre as disciplinas básicas deste curso, estavam:
- Matemática
- Estatística
- Contabilidade
- Teoria Econômica
- Economia Brasileira
- Instituições de Direito Público e Privado (incluindo Noções de Ética Administrativa)
- Teoria Geral da Administração
- Administração Financeira e Orçamento
Hoje em dia, mais matérias foram adicionadas a este currículo, elevando o curso de Administração a um nível muito mais alto em matéria de conhecimentos ampliados. O que também dá a este profissional mais possibilidades de atuação, assunto sobre o qual falaremos no próximo tópico.
As áreas de atuação de um administrador
É comum que, antes de aprofundarmos nosso conhecimento sobre este curso, pensemos que um profissional de administração atua somente nos setores administrativos das empresas. Mas essa é uma visão obsoleta sobre esta profissão, além de um grande mito sobre ela.
A graduação em Administração oferece possibilidades muito diversas aos seus alunos. Entre o grande leque de áreas em que um administrador pode atuar estão: gestão administrativa, finanças, logística, marketing, comercial, recursos humanos e tantas outras.
Além disso, como a maior parte dos profissionais hoje em dia, este profissional não precisa optar somente por estar inserido dentro de uma grande corporação, ele também pode flertar com opções como prestar serviços de consultoria autônoma, ser um auditor, lecionar em uma graduação de administração, etc.
A vasta diversidade de cargos disponíveis para este profissional é um dos principais motivos para estudar Administração, além de explicar porque essa é uma escolha tão popular no Brasil.
3 motivos para estudar Administração (e não se arrepender!)
Agora que você já sabe como surgiu este curso e quais são os seus objetivos, vamos aos motivos de porque escolher Administração sem arrependimentos! Vamos lá?
1. A taxa de empregabilidade é alta
Como você pôde ver no tópico acima, há uma grande diversidade de escolhas e oportunidades de carreira para os graduados deste curso. Ter um mercado de trabalho tão dinâmico dá a essa graduação uma das maiores taxas de empregabilidade entre cursos superiores do país.
Para os indecisos, este pode ser um grande fator de desempate.
2. Os salários são acima da média de mercado
De acordo com o portal de classificados Vagas.com, a média salarial geral para um profissional formado em Administração é de R$ 3.094,00, quase o dobro do salário mínimo nacional!
Além disso, quanto mais experiência e conhecimentos específicos possuir, maior se torna a renda que ele pode alcançar graças à sua qualificação profissional.
3. Grande flexibilidade profissional
É de se deduzir que, uma vez que um profissional de Administração pode trabalhar em inúmeras áreas, ele também possui inúmeros conhecimentos variados.
Isso garante a este profissional não somente a possibilidade de atuar em um grande leque de setores, como também permite que ele transite entre um mercado em outro com grande facilidade.
Imagine, por exemplo, que um administrador esteja trabalhando na área da administração hoteleira e esteja insatisfeito com sua carreira.
O que o impede de transformar sua vida profissional e, por exemplo, iniciar uma nova carreira em marketing & novos negócios? Absolutamente nada! A sua graduação em Administração o preparou para ambos os desafios!
Conheça o curso de Administração EAD na Faculdade Grau
Quer ainda um 4º motivo para estudar Administração? Na Faculdade Grau, a graduação em Administração é ministrada em formato EAD! E, para os que sonham com flexibilidade, fazer uma faculdade a distância é o modelo de estudos perfeito!
Na Faculdade Grau, o curso de Administração possui uma carga horária de 3.260 horas, totalizando 4 anos de graduação e conferindo uma certificação em Bacharelado.
Na Grau, além de você contar com mais de 100 polos educacionais de última geração por todo o Brasil, você ainda pode entrar no mercado de trabalho com muito mais facilidade através da nossa Agência de Emprego, uma iniciativa do Grupo Grau Educacional que já encaminhou mais de 90 mil alunos para empregos e estágios por todo o país.
Quer saber mais sobre a nossa Graduação em Administração EAD? Clique aqui, inscreva-se agora e faça faculdade em 2023!