Grau

O que é Gestão Escolar e qual a participação do pedagogo no processo?

Por: Faculdade Grau

16/01/2023

Gerenciamento que assegura o avanço do processo educacional. Saiba que tipo de gestão é e como um pedagogo pode atuar dentro dela.

Fazer uma escola funcionar vai muito além de construir um corpo docente e fazer com que os alunos absorvam o conhecimento.

Há processos que se desenrolam como planos de fundo por trás da principal atividade de uma instituição escolar – o ensino – e são igualmente importantes para toda a estrutura dessa instituição, inclusive sua estrutura pedagógica.

Se você é ou pretende se tornar um estudante de pedagogia, no conteúdo de hoje, no Blog da Faculdade Grau, falaremos sobre gestão escolar: o que é, qual a participação do pedagogo neste processo, quais são os tipos de gestão escolar que existem hoje e quais competências um gestor discente deve desenvolver para bem desempenhar o seu papel.

Vamos lá?

Neste artigo, você encontrará os seguintes tópicos:

O que é gestão escolar?

Em poucas palavras, gestão escolar é a atividade que compreende a organização de uma escola como um todo, garantindo tanto avanços administrativos quanto avanços pedagógicos e relacionados à aprendizagem.

É dentro desta gestão que muitas decisões educacionais fundamentais são tomadas, como por exemplo qual será o modelo educacional seguido pela instituição.

Um gestor escolar precisa unir as funções de gerenciar e gerir; enquanto o gerenciamento de todos os aspectos de uma escola consiste em garantir que eles funcionem e sejam cumpridos, geri-los é assegurar que eles sejam constantemente melhorados e otimizados.

Diferença entre gestão escolar, administração escolar e coordenação pedagógica

Quando falamos em gestão escolar, podemos nos confundir facilmente com os conceitos de administração escolar e coordenação pedagógica. Portanto, vamos esclarecê-los agora.

A administração escolar é o setor responsável pela governança geral da escola, incluindo sua estrutura material, como manutenções de prédio, material para sala de aula, recursos elétricos e mais. Além disso, é aqui que se gerenciam recursos financeiros, recursos humanos, contato com fornecedores e todas as suas implicações.

A coordenação pedagógica, por outro lado, reflete somente o cuidado com o lado instrutivo da escola, ou seja, tudo o que estiver relacionado ao ensino propriamente dito e de que maneira ele é transmitido aos alunos. A coordenação pedagógica de uma escola segue normas regulamentares de nível federal e estadual e conta sempre com um pedagogo como líder.

A gestão escolar, no entanto, assegura o progresso educacional da escola, passando por aspectos como:

  • Gestão pedagógica
  • Gestão administrativa
  • Gestão de comunicação
  • Gestão financeira
  • Gestão de tempo e qualidade
  • etc.

Quais competências um gestor escolar deve possuir?

Este profissional deve possuir o conjunto de habilidades que o torne apto a desempenhar funções de planejamento e administração, mas como todo o processo funciona em torno de uma instituição cuja principal atividade é ensinar, as habilidades pedagógicas também são de grande importância.

A função de um pedagogo na gestão escolar é imensa. Ele pode, inclusive, ser ele próprio o gestor escolar. Quando não é, deve fazer parte do conselho escolar que auxilia este profissional em suas decisões, sempre cuidando para que as deliberações favoreçam o processo de ensino – ou pelo menos não o atrapalhem.

O curso de pedagogia é a porta de entrada para o conjunto de habilidades que um gestor escolar deve ter, pois aborda em sua grade curricular pontos como:

  • Didática do ensino
  • Gestão organizacional pedagógica
  • Inovações no mundo digital
  • Políticas públicas educacionais e responsabilidade social

Outras tantas características que um gestor escolar deve possuir são:

  • Capacidade de liderança
  • Boa comunicação
  • Ser capaz de planejar e implementar projetos
  • Administrar bem seus recursos
  • Auxiliar no planejamento docente
  • Boa gestão financeira
  • Ser organizado
  • Ser compreensivo
  • Ser criativo
  • Bom solucionador de problemas
  • Agir sob pressão
  • Ser um bom conciliador (afinal, também lidamos com as famílias de nossos alunos)

Entre outras.

Setores da gestão escolar

Por ser o aspecto mais amplo da gestão geral de uma instituição de ensino, a gestão escolar engloba um grande conjunto de setores que são impactados por ela.

Entre eles estão:

Recursos humanos

Está entre as responsabilidades de um gestor escolar administrar e otimizar os processos relacionados aos recursos humanos e ao cuidado de colaboradores em geral.

Comunicação externa

Também faz parte das atribuições de um gestor cuidar para que toda comunicação externa e empresarial de uma escola, como tudo o que ela publica, inclusive o que está relacionado à assessoria de imprensa, esteja de acordo com a missão e os valores da própria instituição.

Gestão de tempo e qualidade

Um gestor também deve estar atento a todas as áreas do ensino para que nenhuma fique deficiente de tempo ou recursos que impactam na sua qualidade. Ao notar algum desequilíbrio, o gestor deve acionar o conselho e colaborar para que se encontre uma solução.

Gestão financeira

A gestão financeira diz respeito a todos os recursos que são distribuídos entre os diferentes setores de uma escola, incluindo salários, manutenção predial, compra de recursos pedagógicos e gastos com tecnologia.

Gestão de atendimento aovs pais

A comunicação entre pais ou responsáveis e a escola é de suma importância para o processo educacional, tanto para a escola, que tem a oportunidade de se autoavaliar, quanto para os alunos, que aprendem melhor quando possuem apoio de suas famílias. Essa comunicação, no entanto, deve estar preparada para a gestão de crises e refletir com precisão os valores da instituição.

Livros sobre gestão escolar

Para os que possuem interesse nesta área da Pedagogia, encerraremos este conteúdo com uma lista, abaixo, de uma série de livros que trazem a gestão escolar como assunto principal, explorando seus conceitos, suas atribuições e suas consequências.

Vamos lá?

  1. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática
Livro: Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática
Autor: José Libâneo
  1. Gestão Democrática na Escola
Livro: Gestão Democrática na Escola
Autora: Dinair Leal da Hora
  1. Liderança em Gestão Escolar
Livro: Liderança em Gestão Escolar
Autora: Heloísa Luck
  1. Gestão Escolar: O Sistema de Administração e Organização da Escola Pública no Sucesso de Professores e Alunos
Livro: Gestão Escolar: O Sistema de Administração e Organização da Escola Pública no Sucesso de Professores e Alunos
Autor: Neil Mars
  1. Gestão Escolar – Perspectivas, Desafios e Função Social
Livro: Gestão Escolar – Perspectivas, Desafios e Função Social
Autores: Eduardo Monteiro e Artur Motta
  1. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar
Livro: Planejamento, Gestão e Legislação Escolar
Autor: Geraldo José Sant’Anna
  1. Princípios para a Gestão Escolar Humanizadora
Livro: Princípios para a Gestão Escolar Humanizadora
Autora: Ane Patrícia de Mira
  1. Gestão Escolar e o Trabalho do Diretor
Livro: Gestão Escolar e o Trabalho do Diretor
Autora: Maria Abádia da Silva
  1. Administração Escolar: Introdução Crítica
Livro: Administração Escolar: Introdução Crítica
Autor: Vitor Henrique Paro
  1. Como Descentralizar a Gestão Escolar nas Escolas Públicas
Autor: Raimundo Nonato Neto

Agora que você já conheceu um pouco da rotina de um Pedagogo no processo de Gestão, que tal ter acesso a um conteúdo incrível com dicas de como montar um planejamento de estudos eficiente?